Veja 8 Dicas de Como Lidar com a Ansiedade

saiba como lidar com a ansiedade

A ansiedade é um sentimento comum que todos nós experimentamos de vez em quando. No entanto, quando se sente ansioso de forma frequente ou severa, é importante encontrar maneiras de como lidar com a ansiedade para aprender a controlar esses sentimentos.

O mais indicado sempre é procurar a ajuda de um profissional que vai te auxiliar com medicamentos e terapias nesse processo, mas também há alguns pontos que você pode mudar em sua rotina para aprender como lidar com a ansiedade. 

E se você está sofrendo de ansiedade, nós separamos algumas dicas para ajudá-lo a administrar seus sintomas. Confira a seguir.

homem cabisbaixo com ansiedade
1. Confira algumas dicas para lidar com ansiedade no dia a dia – Foto: Pexels

O que é ansiedade?

Nosso corpo tem alguns mecanismos de defesa para nos ajudar a ficar sempre alertas e fugir de situações atípicas ou que nos colocam em risco, e a ansiedade é uma dessas defesas do nosso organismo. 

No entanto, é preciso ter atenção quando a ansiedade se mostra em situações que não seria necessário um estresse tão grande, como em momentos de pequenos conflitos que parece que o mundo vai acabar, entende?

Um dos quadros mais comuns de crise de ansiedade é o TAG, Transtorno de Ansiedade Generalizada. Esse quadro tem uma duração média de seis meses, e ele tem como características principais o excesso de preocupação, o corpo sempre em alerta e a sensação de que alguma coisa ruim sempre está prestes a acontecer. 

O que causa a ansiedade?

A ciência acredita que a ansiedade tem causa multifatorial, isto é, que a ansiedade pode ser causada por conta de vários fatores, e provavelmente ainda não se conhece todos. Mas há alguns pontos interessantes que vamos abordar a seguir. 

Vivências da infância

Hoje em dia sabe-se que muitos dos problemas psíquicos que desenvolvemos quando adultos têm relação com acontecimentos de nossa infância.

Adultos que cresceram em um ambiente estressante como, por exemplo, com excesso de brigas e cobranças, podem sim sofrerem de ansiedade, e até mesmo de outros transtornos psíquicos. 

Estilo de vida atual

Hoje em dia somos bombardeados por um volume absurdo de informações e conteúdos o tempo inteiro, isso faz com que muitas vezes a gente se sinta atrasado e que necessitamos “correr atrás do prejuízo”, o que causa angústia, irritação e obviamente, ansiedade. 

Também é preciso falar que vivemos em uma sociedade super competitiva. Sempre estamos nos comparando ao outro, e causa muita frustração toda essa pressão imposta pelo jeito de viver nos dias atuais. 

Além dos fatores citados acima, há outros pontos que podem causar ansiedade como genética, traumas ou até mesmo depressão e doenças físicas.

Portanto, é importante deixar o sinal de alerta ligado para quando os sintomas da ansiedade chegarem você saber avaliar se é algo normal por uma situação específica ou se é algo mais sério que precisa ser analisado por um especialista. 

saiba como lidar com a ansiedade
2. Saiba fazer mudanças em sua rotina para aprender como lidar com crise de ansiedade – Foto: Pexels

Sintomas da ansiedade

Quando estamos procurando soluções de como lidar com a ansiedade é necessário saber primeiramente identificar os sintomas da ansiedade.

Os sintomas podem variar de caso a caso, no entanto, há alguns que são mais recorrentes e que podem te auxiliar na avaliação de cada caso. 

Dificuldade para dormir

É muito comum que pessoas com transtorno de ansiedade passe horas ou até mesmo dias sem conseguir descansar a mente, pois ficam remoendo e criando situações dentro de sua cabeça.

Desse modo, elas encontram mais dificuldade para conseguir descansar e desconectar a mente para poder ter uma boa noite de sono, sendo que muitas vezes até consegue dormir por um período, mas sempre acordam cansadas e com o corpo dolorido, além de também terem um sono mais leve fazendo-as despertar com mais facilidade. 

Apreensão e medo constante

Outro sintoma bem frequente da ansiedade é ficar sempre apreensivo ou com medo irracional.

Cada pessoa vai acabar vivenciando um tipo de medo como perder o trabalho, de ir em um lugar muito movimentado ou mesmo de precisar falar com alguém que não tem muita intimidade, por exemplo. 

Além disso, essa apreensão ou mesmo o medo pode estar diretamente ligado a algum tipo de trauma que a pessoa tenha passado e que ela fica remoendo dentro de si.

Exaustão

Com a rotina corrida é comum a gente se sentir mais cansado às vezes, porém, isso em excesso pode levar a exaustão. No entanto, a exaustão também pode vir por conta de estresse, excesso de cobrança e de estímulos que não permitem o descanso mental. 

A pessoa com exaustão acaba entrando em um ciclo onde ela se vê sem rumo, ela não consegue se organizar nem mentalmente e nem para fazer suas atividades diárias, até mesmo aquelas que costumavam lhe dar prazer. 

Consequentemente, pode-se desenvolver ansiedade e até mesmo depressão, pois acontece um acúmulo de tarefas e sentimentos que a pessoa já não consegue mais lidar. 

Dores musculares

Dores musculares muitas vezes estão diretamente ligadas ao transtorno de ansiedade, principalmente dores na nuca, ombros e costas. 

Nesse caso, uma das boas dicas para lidar com ansiedade é investir em massagens e técnicas de relaxamento que podem contribuir para o alívio da musculatura e diminuir as dores que podem ser bem incômodas. 

Tremores, enjoo e vontade de vomitar

Além das tensões musculares, outro sintoma físico causado pela ansiedade são os enjoos e vômitos. Isso acontece porque o cérebro entende que precisa proteger o corpo de situações de perigo e de estresse e assim ele acaba liberando hormônios no organismo que causam esses tremores, enjoos e vômitos. 

No entanto, há outros sintomas físicos que também podem aparecer como sudorese, dor de barriga, tontura, taquicardia, palpitações entre outros. 

Como você pode ver, a ansiedade pode se manifestar através de muitos sintomas, pois além dos citados acima ainda existem outros como estresse excessivo, dores de cabeça, roer as unhas, formigamento, angústia entre outros.

Assim sendo, se você, um amigo ou algum familiar apresentar sintomas de ansiedade é muito importante procurar ajuda de um profissional para auxiliar no melhor tratamento, pois isso vai contribuir para que não ocorra uma piora no quadro. 

Mas há algumas dicas para lidar com ansiedade que você pode colocar em prática para te ajudar, caso você esteja passando por isso, a lidar melhor com essa situação. 

mulher com ansiedade e estresse enquanto trabalha
3. Há diferentes sintomas que você pode monitorar para aprender como lidar com a ansiedade – Foto: Pexels

Como lidar com a ansiedade

Está procurando maneiras de como lidar com a ansiedade no dia a dia? Algumas mudanças de hábitos e na rotina podem te ajudar em como lidar com a ansiedade no dia a dia trazendo uma melhor qualidade de vida. Confira!

  • Pratique atividade física: quando praticamos regularmente alguma atividade física nosso corpo libera endorfina melhorando assim a disposição, o sono e até mesmo diminuindo o estresse e controlando a ansiedade;
  • Pratique meditação: outra maneira de como lidar com ansiedade é praticar atividades relaxantes, como ioga, meditação ou simplesmente caminhar ao ar livre. Essas atividades ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade acumulados durante o dia;
  • Crie uma rotina de sono: boas noites de sono são importantes para nossa saúde física e mental, logo, tente criar uma rotina que te ajudará dormir melhor como ir dormir e acordar sempre no mesmo horário, diminuir as luzes ao anoitecer e evitar comidas pesadas de noites são apenas algumas delas;
  • Alimentação saudável: alguns alimentos como maracujá, banana, abacate e espinafre estão diretamente ligados ao bem-estar, mas além deles é importante seguir uma dieta equilibrada com alimentos que dão energia e disposição como proteínas magras, carboidratos e vegetais coloridos e deixar os alimentos menos saudáveis como refrigerantes e frituras para dias e datas específicas;
  • Se conheça melhor: outra forma de como lidar com a ansiedade no dia a dia é anotar em um caderno seus  pensamentos e sentimentos. Escreva sobre as coisas que estão lhe causando ansiedade e como você está lidando com elas. Isso ajudará você a ver como seu humor está mudando e como suas ações estão contribuindo para a sua ansiedade. 

Como lidar com crise de ansiedade

As dicas para lidar com ansiedade acima são ótimas para evitar que o quadro de ansiedade se agrave a cada dia, pois vão fazer com que você tenha uma vida mais saudável e equilibrada contribuindo assim para um nível menor de estresse ou mesmo, para que você consiga se controlar melhor.

No entanto, se você está passando por uma crise de ansiedade há alguns pontos de como lidar com crise de ansiedade que podem te ajudar nesse momento mais crítico. 

  • Controle da respiração: durante as crises de ansiedade é comum que a respiração fique mais rápida, assim sendo, é importante saber controlá-la aos poucos para te ajudar a acalmar. Desse modo, concentre-se na sua respiração fazendo uma respiração profunda e lenta;
  • Tente relaxar os músculos: em uma crise de ansiedade é comum que a pessoa contraia os músculo, então, assim conforme você for controlando a respiração, tente relaxar os músculos, principalmente dos ombros, nuca e maxilar para se sentir mais confortável;
  • Desvie o foco: tente tirar o foco da crise de ansiedade. Você pode começar a conversar com alguém ou ainda pensar em uma viagem, cantar uma música, enfim, pensar em coisas que te agradam e que te ajudam a tirar o foco da crise.

Finalmente, é necessário reforçar a importância de procurar ajuda profissional se a ansiedade estiver afetando sua vida diária, pois, além dos pontos de como lidar com ansiedade que passamos nesse post, há algumas técnicas que somente profissionais podem e sabem aplicar.

Terapia e medicamentos podem ajudar você a lidar com seus sintomas de ansiedade. Lembre-se de que você não está sozinho e há muito apoio disponível para ajudá-lo a enfrentar os desafios da ansiedade.

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *