A moda é uma das indústrias mais lucrativas e influentes do mundo. No entanto, ao longo dos anos, tem sido associada a práticas prejudiciais ao meio ambiente e a condições de trabalho desumanas, e é por isso que a moda sustentável tem ganhado cada vez mais destaque.
Hoje nós vamos discutir o que é moda sustentável e moda consciente, sua importância e como as matérias-primas são escolhidas. Além disso, vamos falar sobre os vilões da indústria da moda e apresentar uma lista com os tipos de moda sustentável para que você possa saber mais do assunto e entender toda a sua relevância.
O que é moda sustentável e como surgiu?
Moda sustentável é a produção de roupas, acessórios e calçados de forma ética, responsável e que respeita o meio ambiente. Ela tem como objetivo reduzir o impacto negativo da indústria da moda no planeta, promovendo práticas mais conscientes e como o próprio nome já diz, sustentáveis.
Além disso tudo, a moda sustentável e moda consciente também tem como objetivo incentivar a moda atemporal e com peças que são usadas por muito mais tempo, visando assim, diminuir os impactos ambientais e diminuir a ideia de consumo desenfreado e que muitas vezes levam às pessoas a acreditar que roupas são descartáveis.
Apesar de muitos acreditarem que a moda sustentável seja algo recente, ela não é. Provavelmente ela começou a ganhar forma na década de 1960 com o movimento hippie, que pregava o amor e respeito à natureza e ao meio ambiente, logo, um modo de viver mais limpo e com menos desperdício.
Mas a moda sustentável e moda consciente começou a ganhar mais força na década de 1990, como uma reação ao aumento da produção em massa e ao consumo desenfreado. A partir disso, designers, ativistas e consumidores começaram a questionar o modelo de produção da indústria da moda e a buscar alternativas mais conscientes.
Veja também: Como se Vestir Bem: 7 Dicas Práticas para Looks Incríveis
A importância da moda sustentável
A moda sustentável é importante porque a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, responsável por uma quantidade significativa de emissões de gases de efeito estufa e pela produção de resíduos tóxicos.
Além disso, muitas vezes as condições de trabalho nas fábricas de produção são desumanas, o que é uma violação dos direitos humanos. Como, por exemplo, o que aconteceu em Blangadesh em 2013 quando 1135 pessoas morreram após o desabamento da Rana Plaza, prédio que funcionava em condições ilegais e onde os trabalhadores além de receberem salários muito baixos, também não tinham direitos trabalhistas.
Desse modo, ao entender o que é moda sustentável e escolhe-lá, você pode ajudar a reduzir seu impacto no meio ambiente e ajudar a promover práticas mais éticas e justas na indústria da moda.
Quais são os vilões da indústria da moda?
Os vilões da indústria da moda são práticas como o fast fashion, que incentiva o consumo desenfreado, a produção em massa e a baixa qualidade das peças, o que leva a um maior descarte e poluição. Além disso, a indústria também é marcada por condições de trabalho desumanas e exploração de mão de obra barata em países em desenvolvimento.
Tipos de moda sustentável
Existem diferentes tipos de moda sustentável, cada um com suas próprias características e objetivos. Abaixo estão alguns exemplos:
- Upcycling: o upcycling é o processo de transformar materiais descartados em produtos de valor. Na moda, isso pode significar transformar tecidos usados em novas roupas, acessórios ou outras peças.
- Slow fashion: o slow fashion é um movimento que promove uma abordagem mais consciente e cuidadosa em relação à moda. Ele se concentra na qualidade, durabilidade e atemporalidade das roupas, em vez de seguir as tendências sazonais.
- Roupas orgânicas: roupas orgânicas são feitas com algodão, linho ou outras fibras naturais que são cultivadas sem o uso de pesticidas ou produtos químicos nocivos. Isso reduz o impacto ambiental da produção de roupas e torna as roupas mais seguras para os usuários.
- Comércio justo: o comércio justo é uma abordagem que visa garantir que os produtores recebam preços justos e condições de trabalho decentes. Na moda, isso pode significar comprar roupas de empresas que trabalham diretamente com produtores locais e pagam um preço justo por suas matérias-primas.
- Aluguel de roupas: o aluguel de roupas é uma alternativa sustentável ao consumo excessivo de roupas. Em vez de comprar novas roupas para cada evento como casamentos e formaturas, por exemplo, os consumidores podem alugar roupas para usar por um período limitado de tempo.
- Brechó: temos que criar a consciência de que roupas não são descartáveis, logo, a moda sustentável brechó cada dia mais ganha espaço, pois em brechós você consegue adquirir peças com um valor mais acessível e que apesar de não serem mais úteis aos seus antigos donos, podem ser uma nova opção para você elaborar looks, evitando assim que a roupas sejam jogadas no lixo e gerem mais impactos negativos ao meio ambiente.